Mahoko Yoshimoto


Spirale

Mahoko Yoshimoto

Mahoko Yoshimoto, nascida em 1964 e conhecida pelo pseudônimo de Banana Yoshimoto, é considerada um dos nomes mais proeminentes da literatura japonesa no mundo. Dona de uma prosa ligeira e despreocupada, Yoshimoto tem sido vista como a voz feminina que expõe os elementos mais íntimos da cultura e da sociedade da terra do sol nascente. Ao longo de mais de quinze obras publicadas, ela empreendeu um fenômeno no Japão chamado de "bananamania", no qual o consumo de sua literatura se tornou uma febre, especialmente entre os leitores jovens.
 
 
 

Sobre o texto

Spirale (1993) é um dos contos literários que compõem a coletânea mais conhecida de Yoshimoto: Lucertola (1993). Trata-se de uma narrativa contada pela ótica de um jovem escritor que se vê diante de uma questão colocada por sua namorada: qual seria o valor da memória afetiva? Esquecer todo o passado abriria espaço para o futuro? Questões como essas tangenciam o texto, imprimindo de maneira leve e rápida reflexões a respeito do tempo e dos relacionamentos.
 
 
 

Sobre o tradutor

Renan Kenji Sales Hayashi é doutorando em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e bolsista CAPES (Código de Financiamento 001). É mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB) e graduado em Letras pela mesma universidade. Atualmente é docente na Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação – ESAMC/Campinas. Tem interesse especial na tradução literária, já tendo traduzido contos e peças teatrais de autores japoneses como Kenji Miyazawa, Junichiro Tanizaki e Yukio Mishima.

Trecho da tradução

Naquele dia, eu estava tão abatido pelos efeitos de uma ressaca, que não consegui trabalhar em nada durante toda a tarde.
Eu ganho a vida escrevendo. Na verdade, também naquela época, eu tinha um trabalho para terminar com urgência: escrever o texto para um livro de fotografia, mas estava com tanta dor de cabeça que não pude de maneira alguma entrar no mundo daquele fotógrafo com seus mares tempestuosos. (Texto completo para download, 493KB)

Como citar esta tradução

YOSHIMOTO, Mahoko. Spirale. Tradução, prefácio e notas: Renan Kenji Sales Hayashi. Acácia – revista de tradução, Florianópolis, v. 1, n. 2, p. 389-420, 2018. ISSN 2592-3915. Disponível em: <http://www.revista-acacia.com.br/2018/02/mahoko-yoshimoto>.