Gaston Roupnel


Les concepts: Le temps et l'espace

Gaston Roupnel

Gaston Roupnel (1871-1946) foi um filósofo, historiador e poeta francês, professor da Universidade de Dijon. Por ser oriundo de uma região rural da França, era um grande conhecedor e produtor de vinhos. Nesse sentido, Roupnel produziu obras que retratam a realidade rural francesa, mas também que sintetizam essa cultura com a filosofia da época, numa espécie de panenteísmo que sintetiza filosofias como a de uma interpretação heterodoxa e descontinuísta de Bergson e Teilhard de Chardin.
 
 
 

Sobre o texto

A presente tradução pretende homenagear seu legado filosófico, investigando a conceituação no Capítulo I da segunda parte de Siloë, intitulada Nouz, que também completou 90 anos em 2017. Nela, o conceito de tempo é interpretado pelo Instante tempo-vida como partícula atômica que esclarece a inteligência do universo. A partir desse desenvolvimento inicia-se então a problematização da relação entre espaço e duração numa perspectiva da descontinuidade ontológica. Desse modo, é o ponto-vida que representa o átomo do espaço na explicação da importância da presença, ou seja, de como o ser humano participa ativamente da construção cosmológica do universo. A presente tradução então justifica-se pela importância que Bachelard atribui a Roupnel. Contudo, muito citado por meio de apuds a Bachelard em A intuição do Instante, a obra Siloë é então considerada rara e até mesmo inacessível por conta de estar esgotada para venda mesmo na França. Assim, acreditamos que o conceito do instante em Roupnel e da maneira como tal conceituação serviria como alternativa de uma outra visão ontológica da fenomenologia do mundo diferente do conceito de duração de Bergson.
 
 
 

Sobre o tradutor

Gabriel Kafure da Rocha é Prof. de Filosofia do Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Doutorando em Filosofia pela UFRN, estuda a meta-ontologia do espaço em Bachelard e Heidegger. Além disso, é um dos editores chefes da Revista Cadernos Cajuína, já publicou em diversas revistas na América do sul e traduziu textos do francês e do espanhol para o português. Entre eles, recentemente o livro “Bachelard: Estudo crítico sobre as Causeries ou lições de filosofia, onde transcreveu e traduziu as emissões radiofônicas do filósofo por um estudo comentado. E- mail de contato: gabriel.rocha@ifsertao-pe.edu.br.

Trecho da tradução

Ao conceito de espaço é possível aplicar o mesmo raciocínio utilizado com o conceito de tempo. Ambos são concepções que coincidem com o plano construtivo do nosso ser. Os dois conceitos também são inseparáveis. Mais de uma vez tivemos que intervir com a noção de espaço quando falamos do instante-vida. O foco espacial corresponde ao foco da temporalidade. Eles são, uma e outra, expressões da unidade funcional e refletem, com resultados semelhantes, a incerteza ou a precisão. (Texto completo para download, 419KB)

Como citar esta tradução

ROUPNEL, Gaston. Les concepts: Le temps et l’espace. Tradução, prefácio e notas: Gabriel Kafure da Rocha. Acácia - revista de tradução, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 97-124, 2019. ISSN 2595-3915. Disponível em: <http://www.revista-acacia.com.br/2019/02/gaston-roupnel>.